O Que Uma Página de Captura Precisa Ter Para Gerar Leads Ilimitados

Ter uma boa página de captura é seguramente uma das estratégias fundamentais para todo projeto que pretende alcançar o sucesso através do marketing digital. Mas o que exatamente uma página precisa ter para ser considerada boa?

A resposta nesse caso é: gerar leads ilimitados. Tal afirmação nos leva à segunda pergunta: como criar uma página capaz de fazer isso? Aqui a resposta já não é tão simples quanto na primeira questão.

Para chegar a ela precisamos observar que existe um conjunto de critérios que precisam ser atendidos a fim de alcançar o objetivo. A boa notícia, é que preparamos aqui uma lista onde falo sobre cada um dos critérios essenciais nesse sentido.

Se você pretende aprender sobre isso, portanto, veio ao lugar certo. Acompanhe a leitura e descubra como criar uma página de captura eficiente para geração de leads ilimitados.

Isca Digital de valor

A maioria dos empreendedores iniciantes tem uma visão genérica sobre a importância da isca digital. Eles a enxergam como um “mal necessário” para conseguir um lead, quando na verdade, isso é um erro.

O motivo é que ao encarar como uma “obrigação”, muitos acabam deixando de incutir o devido valor na criação da isca. O resultado eventualmente é a criação de itens que não capturam a atenção do visitante da página e consequentemente não convertem leads.

Por outro lado, quando a isca digital é vista como um produto de fato, há uma genuína preocupação em oferecer valor ao prospecto que visita a página de captura. O objetivo é o mesmo, o que muda é o valor percebido da recompensa oferecida.

Dito isso, para ter uma boa página de captura é fundamental pensar antes de qualquer coisa, na criação da recompensa. O material deve ser rico, interessante e capaz de atrair a atenção da persona para a qual você pretende vender posteriormente.

Bons exemplos de conteúdos que podem ser produzidos como isca digital são:

  • E- book sucinto e efetivo (leia-se curto e que resolve uma dor da persona);
  • Dados relacionados a estudos;
  • Periodo gratuito para testes de um produto ou serviço;
  • Pequenos treinamentos em vídeo;
  • Templates;
  • Quiz;
  • Infográficos; e
  • Webinários particulares (lives privadas).

Cuidado com o texto

Tão importante quanto a qualidade da isca digital é a comunicação da página de captura. A redação precisa ter uma linguagem adequada ao perfil da persona que você pretende alcançar.

A lista de elementos que merecem mais atenção no texto, inclui título, subtítulos e bullet points. Enquanto o primeiro é responsável por capturar a atenção do visitante, o segundo é útil para aprofundar o interesse. Já o terceiro serve para pontuar informações relevantes.

Tão importante quanto essa estrutura, é levar em consideração a gramática e a ortografia da escrita. Por essa razão, tenha atenção redobrada nesse aspecto ou contrate uma agência/profissional capacitada para lidar com a produção desse conteúdo.

Técnicas de persuasão – Prova Social e Autoridade

O uso de técnicas de persuasão precisas é um dos pontos que diferenciam uma página de captura de sucesso de uma mediana.  Nesse caso, um mínimo de conhecimento em neuromarketing pode ser essencial para a escolha da abordagem correta.

Uma das possibilidades que na maioria dos casos traz resultados positivos, por exemplo, é o uso da prova social e da autoridade. Isso porque, via de regra, nós enquanto seres humanos somos sociáveis e com tendência a acreditar em nossos semelhantes.

Na prática, portanto, quando alguém está fazendo ou falando bem de algo, o instinto humano é tentar experimentar também. Partindo desse princípio, portanto, é essencial que a página de captura tenha itens como:

  • Depoimentos de quem já é cliente;
  • Logomarcas e menção a entidades certificadoras ou instituições parceiras;
  • Citações do negócio na mídia; e
  • Garantias sobre o que é oferecido.

CTA de alta conversão

De pouco adianta seguir os passos descritos anteriormente se você não tiver uma chamada para a ação (CTA) convincente.

Mas o que isso significa? Basicamente quer dizer que você precisa ser claro quanto ao que está sendo oferecido e disponibilizar um botão CTA visível e destacado na página.

O texto dessa parte deve descrever exatamente o que o lead terá ao clicar no botão. A escolha das cores, especialmente do botão, deve levar em consideração o contraste com a cor do restante da página. Veja bem, o “contraste”.

Isso significa que o botão não deve ter uma cor similar à que está sendo usada no restante da página.

Design de qualidade

Aproveitando que falamos sobre a escolha de cores do botão CTA e sua importância, precisamos mencionar a importância do design. Um visual desleixado pode acabar com toda a credibilidade do empreendimento logo de cara.

Utilizar imagens com aspecto amador, fazer uma diagramação incorreta da página ou escolher cores que desestimulam a leitura são alguns dos maiores pecados nesse caso. Procure evitar esses erros a todo custo.

Não obstante, também é importante utilizar fontes atraentes, setas e uma cartela de cores onde cada tom trabalha em harmonia com o outro. O objetivo é deixar a aparência o mais profissional possível.

Se preciso, acesse diversas páginas de capturas de negócios bem-sucedidos e se inspire no padrão adotado por elas.

Uma dica básica é optar por modelos que deixam alguns espaços em branco, pois isso permite que os demais elementos da página respirem, facilitando a leitura.

Navegação simples e objetiva

Assim como o design, a navegação da página precisa ter um aspecto profissional, mas não só isso, é importante também que seja objetiva. Se a principal meta da página de captura é converter leads, não perca tempo criando distrações nesta página.

Mantenha o foco e inclua somente os elementos necessários para que o prospecto realize a ação desejada. Isso não significa que você deve colocar apenas um box de captura e uma foto da isca digital, longe disso.

O que estamos falando é que você não deve incluir elementos que fogem da ideia do que está sendo oferecido no momento. A lista inclui, por exemplo, links externos (mesmo que seja para o seu site).

De modo geral, a squeeze page precisa dar ao visitante a opção de se inscrever ou sair, nada além disso.

Tráfego

Por fim, precisamos dizer que nada do que foi dito acima terá utilidade se sua página de captura não receber visitantes. Dito isso, portanto, é fundamental que você tenha bem definidas as estratégias para geração de leads, o que começa pela geração de tráfego.

Tenha em mente que esse é um passo essencial para qualquer negócio que pretende gerar leads ilimitados.

Leave a Comment